Malamute do Alaska
O Malamute do Alaska é um cachorro do tipo do Spitz, nativo das regiões do norte do hemisfério ocidental. É uma das raças mais antigas de cães de trenó. Trata-se de um cão de porte grande, afetuoso, dócil, e extremamente forte. É utilizado em sua região de origem para puxar trenós no inverno e também para desempenhar outras funções, como por exemplo a de cão de guarda e até a de cão de caça.
O Malamute do Alaska ideal deve ser um cão de ossatura pesada, com membros perfeitos, boas patas, peito profundo e ombros poderosos, além de apresentar todos os outros atributos físicos necessários para uma eficiente performance no cumprimento de sua tarefa. É um excelente animal de estimação, muito leal a sua família. Historicamente, a raça ficou conhecida por manter as crianças aquecidas durante as longas noites de inverno.
De focinho grande e stop leve, o Malamute do Alaska apresenta uma cabeça larga, de tamanho sempre proporcional ao tamanho do corpo. Os olhos do Malamute do Alaska são castanhos, de tamanho médio e forma ovalada. Os lábios e a pigmentação da borda dos olhos são pretos. As orelhas são de tamanho médio, pequenas em relação à cabeça.
O Malamute do Alaska apresenta uma pelagem de proteção espessa e rústica, com subpelo denso, oleoso e lanoso. Em geral, os cães desta raça têm uma pelagem mais curta e menos densa durante o verão. As cores, em geral, variam de cinza claro, passando pelas tonalidades intermediárias do preto, areia e tonalidades de areia ao vermelho. A única cor sólida aceita para a raça é todo branco.
A altura ideal para aos cães da raça Malamute do Alaska, assim como para outros cães de tração, é de 63,5 cm para os exemplares machos, e de 58,5 cm para as fêmeas, medidos sempre à altura da cernelha. O peso para os cães machos da raça Malamute do Alaska gira em torno dos 38,5 kg, enquanto as fêmeas devem pesar, em média, 34 kg.
Australian Cattle Dog
O Australian Cattle Dog é um cão para trabalho com gado (cão pastoreiro ou boiadeiro), sendo largamente utilizado nas fazendas dos EUA, Austrália, Canadá e até mesmo no Brasil. Sempre alerta, o Australian Cattle Dog é extremamente inteligente, atento, corajoso, equilibrado, obediente e confiável. O Australian Cattle Possui uma devoção extraordinária ao trabalho, tornando-se um excelente cachorro para lidar com o gado.
De temperamento calmo, porém desconfiado com estranhos e muito apegado ao dono e sua morada, o Australian Cattle Dog pode ser o cão ideal para guarda de propriedades rurais, visto que trata o local aonde vive como seu palácio.
A raça Australian Cattle Dog vem sendo muito utilizada no Brasil por fazendeiros, devido a sua incansável vontade de trabalhar e também a sua obediência ao dono ou tratador. Infelizmente, boa parte da população da raça Australian Cattle Dog no Brasil não é registrada, o que torna trabalhoso o reconhecimento desta fantástica raça de pastoreio. A pelagem é lisa, e as cores são o azul (mosqueado ou salpicado com marcas), ou o ruivo salpicado.
De tamanho médio, a altura dos cães machos da raça Australian Cattle Dog fica entre 46 e 51 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 46 a 48 cm.
Mastim Tibetano
O Mastim Tibetano é uma antiga raça de trabalho, utilizada pelos pastores nômades do Himalaia e um tradicional cão de guarda dos monastérios tibetanos. É um cão de guarda e companhia, muito protetor, leal, territorial e independente. Considerado o ancestral de todos os mastins, o Mastim Tibetano é um cachorro de grande porte, de aparência imponente, solene, porém doce.
Trata-se de um cachorro de aparência nobre, bem constituído, forte, pesado, robusto, com boa ossatura. Os olhos de tamanho médio podem ser de qualquer tonalidade de marrom, quanto mais escuro melhor, sempre de acordo com a cor da pelagem. As orelhas caídas, de formato triangular, apresentam tamanho médio e são recobertas por uma pelagem curta e fino. O rabo é bem coberto de pelos, portado alto e enrolado acima do dorso quando o cachorro está em estado de alerta.
O cão da raça Mastim Tibetano demora a se desenvolver completamente, atingindo seu completo amadurecimento somente aos 4 anos (fêmeas de 2 a 3 anos). Independente e protetor, o Mastim Tibetano é um cão territorial, excepcional vigilante e guarda de propriedade, obediente e leal à sua família. De pelo duro e com um denso e ligeiramente lanoso sub pelo, os machos da raça Mastim Tibetano tem pelagem mais densa e mais abundante do que as fêmeas. As cores permitidas são muitas: totalmente preto, preto e marrom, várias tonalidades de cinza e também cinza com manchas douradas. O marrom tem várias tonalidades. Uma mancha branca no peito é permitido, e pequenas manchas brancas nos pés são aceitáveis.
De porte grande, os cães machos da raça Mastim Tibetano devem medir 66 cm na altura da cernelha, no mínimo. Fêmeas, pelo menos, 61 cm.
De porte grande, os cães machos da raça Mastim Tibetano devem medir 66 cm na altura da cernelha, no mínimo. Fêmeas, pelo menos, 61 cm.
Cão Fila de São Miguel
O Cão Fila de São Miguel é um cão boiadeiro originário da Ilha de São Miguel, em Açores. É também considerado um excelente cão de guarda de propriedade e defesa pessoal. De temperamento muito forte com estranhos, o Cão Fila de São Miguel deve ser socializado desde filhote para se tornar um bom pet. É uma raça muito inteligente, receptiva e dócil com o dono.
O Cão Fila de São Miguel apresenta pelagem curta, lisa, densa, com textura áspera. A cor da pelagem pode ser o fulvo, fulvo claro com capa preta, cinza e tigrado, com ou sem manchas brancas no peito, na testa ou nas patas.
De porte grande, a altura média dos cães machos da raça fica entre 50 e 60 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas devem medir entre 48 e 58 cm.
Pastor Belga Tervuren
O Pastor Belga é um cachorro de porte médio, harmoniosamente proporcionado, inteligente, rústico, habituado à vida ao ar livre, feito para resistir às intempéries das diferentes estações do ano.
O Pastor Belga Tervuren é vigilante e atento, possui olhar esperto e inquiridor, demonstrando a sua inteligência. É uma raça muito valente, de temperamento alegre e equilibrado. O Pastor Belga Tervuren adora o trabalho, a família e principalmente a companhia do seu dono. O Pastor Belga Tervuren apresenta uma linda e longa pelagem de tonalidade fulvo encarvoado ou cinza encarvoado. Uma das características mais marcantes deste tipo de pelagem é a belíssima máscara escura que se forma ao redor dos olhos, orelhas e focinho. Esta máscara é muito bem pronunciada, tanto na variedade Tervuren quanto na Malinois.
A altura dos cães machos da raça Pastor Belga Tervuren fica entre 60 e 66 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 56 a 62 cm.
A altura dos cães machos da raça Pastor Belga Tervuren fica entre 60 e 66 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 56 a 62 cm.
Pastor de Beauce
Também chamado Pastor Francês de Pelo Curto, Beauceron, ou ainda Bas Rouge (meias vermelhas), pelas manchas cor de fogo nas garras, o Pastor De Beauce lembra um pouco oDobermann, e muitos acreditam que esta tenha sido a origem do mais famoso cão de defesa alemão.
História da raça Pastor de Beauce
Cão de Beauce, Beauceron e Bas-Rouge foram os nomes escolhidos no fim do século XIX para designar esses antigos cães pastores franceses de planícies, todos do mesmo tipo, com pêlo liso na cabeça, pelo duro e curto sobre o corpo, cujas orelhas eram cortadas. O corpo tinha manchas vermelhas, notadamente nas extremidades das quatro patas, razão pela qual os criadores dessa época os chamavam de Bas Rouge (meias vermelhas). A pelagem era preta e fogo, mas existiam também cães cinza ou inteiramente pretos, e mesmo inteiramente fulvos. Esses cães foram criados e selecionados por suas aptidões no que concerne à condução e guarda das manadas de gado.
Descrição da Raça Pastor de Beauce
O Pastor de Beauce é um cão forte, musculoso, de grande estatura, mas não pesado. A cabeça é ligeiramente arredondada e o focinho não é nem estreito nem pontudo, com stop pouco pronunciado. Os olhos tem forma ligeiramente ovalada, de cor avelã escuro.
A pelagem do Pastor de Beauce é curta, grossa e bem assentada ao corpo, apresentando um fino e felpudo sub pelo, preferencialmente na cor cinza-rato. A cor da pelagem pode ser preto e fogo (bas rouge) - preto com manchas em vermelho fogo, ou arlequim (danoisé) - azul mosqueado com fulvo, cinza, preto e fogo.
O tamanho dos exemplares machos da raça Beauceron fica entre 65 e 70 cm. Já as fêmeas apresentam, em média, de 61 a 68 cm de altura, sempre medidos na altura da cernelha.
O tamanho dos exemplares machos da raça Beauceron fica entre 65 e 70 cm. Já as fêmeas apresentam, em média, de 61 a 68 cm de altura, sempre medidos na altura da cernelha.
Shiba
O Shiba é um pequeno cão de origem japonesa, o menor dos cães do tipo spitz provenientes do Japão. De temperamento fiel, alerta e agudo nos sentidos, a raça tem origem muito antiga. Supõe-se que seja proveniente da Ásia Meridional em épocas primitivas.
O seu nome, no antigo dialeto Nagano significa cão pequeno. Utilizado originalmente como cão de guarda, o Shiba também desempenhava funções na caça de pequenos animais. Provavelmente devido ao seu instinto de caçador, o Shiba pode se mostrar um pouco agressivo. É uma raça mais indicada para proprietários que não possuam outros cães de pequeno porte ou crianças pequenas em casa. No entanto, desde que os filhotes sejam adequadamente socializados, podem conviver em harmonia com toda a família.
De natureza independente, o cachorro da raça Shiba costuma ser exigente. É reservado com pessoas estranhas, mas mostra-se leal e afetuoso com aqueles que conquistam seu respeito. É umcachorro bem balanceado, de constituição sólida, de ação rápida, livre e bonita. De pequena estatura, é um cão bem formado, musculoso, enxuto, de aspecto rústico, porém elegante. A cabeça é considerada larga e o focinho é moderadamente espesso, com stop bem pronunciado. De focinho pontudo, nem muito grosso nem muito fino, apresenta um nariz de cor escura. Os olhos são pequenos, de formato triangular e cor marrom escuro.
A pelagem do Shiba é áspera e reta, com sub pelo macio e denso. A cor do Shiba pode ser o vermelho, preto e castanho (black and tan), sésamo, preto sésamo e vermelho sésamo. Os exemplares de qualquer cor acima descritas devem apresentar "Urajiro", que é a presença de pelos esbranquiçados nas laterais do focinho e nas bochechas, abaixo da mandíbula e do queixo, no peito e no estômago, na parte inferior da cauda e na parte interna das pernas.
De porte pequeno, a altura média dos exemplares machos da raça Shiba é de 40 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem em média 37 cm.
Samoieda
O Samoieda é um lindo cão de trabalho, de tamanho médio, originário da região da Sibéria. Originalmente, era utilizado na parte norte dessa região, fosse como cão de trenó ou como auxiliar nas diversas funções de caça.
O Samoieda é um típico cão Spitz ártico, de cor branca e aparência elegante. É um cachorro ágil, bastante ativo, forte, extremamente resistente ao frio. Demonstra dignidade, graça e segurança. Os olhos dos cães da raça Samoieda são castanhos, de formato amendoado, que demonstram, ao mesmo tempo, inteligência e um olhar sempre alerta. A raça Samoieda apresenta uma linda cabeça, com stop moderado. Esta raça possui uma belíssima pelagem longa, de cor branca ou creme.
O Samoieda é uma raça muito inteligente e precisa da proximidade e amor do seu dono. Não é um cão que aceite ficar sempre preso. Gosta estar com a família, é companheiro, leal, dócil e muito afetuoso. O instinto de caça é quase inexistente e devido a sua extrema docilidade não deve ser usado como cão de guarda.
A altura dos cachorros machos da raça Samoieda devem ficar entre 51 e 56 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 46 à 51 cm.
Border Collie
O Border Collie é conhecido como um dos cachorros mais inteligentes entre todas as raças de caninas. De fato, esta raça possui características notáveis para os mais diversos tipos de adestramento, incluindo obediência e agility. Trata-se de uma raça de estrutura muito bem proporcionada, de tamanho médio, contorno suave, demonstrando qualidade, graça e perfeito equilíbrio.
O Border Collie é um cachorro alegre, espirituoso, tenaz, sociável, alerta, perspicaz e receptivo. Adora o trabalho e está sempre pronto para uma boa brincadeira. Não é nervoso nem agressivo. O Border Collie é um cachorro extremamente ativo e, a menos que exerça algum tipo de atividade física diariamente, não é a raça que melhor se adapta em apartamento ou ambientes pequenos.
O cão da raça Border Collie que fica muito tempo preso, pode ficar muito agitado e tornar-se destrutivo. Tem um focinho moderadamente curto, que vai afinando para a trufa, geralmente preta ou ardósia, com narinas bem desenvolvidas e stop bem marcado. Os olhos de tamanho médio e formato ovalado são de cor marrom, exceto nos exemplares de coloração de pelagem "merle", onde os olhos poderão ser azuis. De pelo moderadamente longo ou liso, a pelagem de cobertura é densa, de textura média e o subpelo macio e denso. A Variedade de cor é permitida, mas o branco não deve ser predominante.
De porte médio, a altura ideal de um cão adulto da raça Border Collie é de 53 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas são ligeiramente menores.
De porte médio, a altura ideal de um cão adulto da raça Border Collie é de 53 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas são ligeiramente menores.
Dogue de Bordeaux
O Dogue de Bordeaux, também conhecido em alguns países como Mastiff Francês, é um cão de grande porte do tipo mastiff, considerado um excelente cão de guarda, alerta, fiel, muito forte e musculoso.
História da Raça Dogue de Bordeux
O Dogue de Bordeaux é um dos mais antigos cães franceses, provável descendente dos dogues alemães. Em meados do século XIX, estes antigos dogues não eram reconhecidos em outro lugar além da Aquitania. Foram utilizados na caça de grandes animais, como o javali, em combates, na guarda de propriedades e do gado. Em 1863, aconteceu em Paris, no "Jardin d’Acclimatation", a primeira exposição canina francesa.
Os Dogues de Bordeaux participaram desta exposição com seu nome atual. Existiam, no entanto, diferentes tipos: o tipo de Toulouse, de Paris e de Bordeaux, que é a origem da raça tal qual a conhecemos hoje. A criação da raça sofreu bastante durante as duas guerras mundiais, a ponto de ter sido ameaçada de extinção. Após a segunda guerra, retomou seu desenvolvimento, especialmente a partir dos anos de 1960.
Descrição da Raça Dogue de Bordeaux
Assim como outros cães do tipo mastiff, a raça Dogue de Bordeaux apresenta personalidade forte e é especialmente fiel ao seu dono. É um cão bastante popular na França, e é mais apreciado comocão de guarda e como cão de companhia.
O Dogue de Bordeaux é um cachorro carinhoso e leal com a sua família. Antigo cão de combate, o Dogue de Bordeaux, desenvolveu ao longo do tempo uma especial capacidade para desempenhas as funções de cão de guarda, que assume com atenção e grande coragem, porém, sem agressividade. É frequentemente descrito como um bom cão de companhia, muito apegado ao seu dono e muito afetuoso. Calmo, equilibrado, com alto limiar de estímulo. Os cães machos geralmente apresentam caráter dominante.
O Dogue de Bordeaux é um cão de grande porte, mede de 59 a 69 cm na altura da cernelha. O peso fica entre os 38 e os 46 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário